quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sementes que auxiliam o emagrecimento

Sementes que ajudam a emagrecer!  

 
 
  • Amaranto
O amaranto é um carboidrato complexo com grande quantidade de proteína. Juntas, essas substâncias colaboram para aumentar a sensação de saciedade - fazendo com que você sinta bem menos fome.

A melhor forma de ingerir: experimente trocar, numa receita de pães ou bolos, metade da quantidade de farinha branca por farinha de amaranto (você pode processar os flocos para transformá-lo em farinha). O ideal é comer uma colher de sopa por dia. Ele combate o colesterol ruim. Também é indicado para celíacos, já que não contém glúten.



  • Chia
A chia absorve 12 vezes o próprio peso em água. Ainda tem uma capa de gel que, em contato com a água, infla, o que aumenta a sensação de saciedade no organismo e adia a fome.

Cuidado ao ingerí-la: em excesso, o grão pode ter efeito contrário e incentivar o aumento de peso. Portanto, siga à risca as dicas: acompanhe-o de alimentos líquidos, como suco, e coma no máximo duas colheres de sopa ao dia, uma antes do almoço e outra antes do jantar.
 

Ajuda na prevenção e controle da diabetes, mantendo em equilíbrio os níveis de açúcar no sangue. Rica em cálcio e que ajuda a prevenir a osteoporose. Ela tem também propriedades antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce do corpo.
  • Linhaça
A linhaça diminui o contato das moléculas de gordura e carboidrato com a parede intestinal, o que faz com que o organismo absorva menos calorias dos alimentos.

Tem uma casca que deve ser triturada em processador ou liquidificador antes de consumida, pois o intestino não rompe essa barreira. Misture uma colher de sopa por dia com frutas e sucos. Quem sofre de doença diverticular intestinal deve evitar a semente inteira.

  • Painço
Por ter uma grande quantidade de fibras, colabora no processo digestivo e dá sensação de saciedade no corpo, o que diminui a fome e faz você comer menos.

Pode ser cozido com água fervente e servido como arroz ou usado como farinha no preparo de pães. Fique atenta: o consumo excessivo pode causar diarreia e leva ao ganho de peso. Coma até duas colheres de sopa diariamente.

Benefícios à saúde: ajuda a manter a resistência dos ossos por conter grande quantidade de fósforo. também age no controle da absorção da glicose pelo organismo. Além de emagrecer, o painço previne doenças cardíacas, auxilia no combate da diabetes e evita o câncer de mama.

  • Quinoa
A quinoa, apesar de ser um cereal, não
contém glúten (que em excesso pode causar problemas intestinais e digestivos) e possui grande concentração de proteína (contém 16 tipos de aminoácidos essenciais, ou seja, os que não são produzidos pelo corpo humano), zinco e ferro. Por conta disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória, sendo recomendada especialmente para vegetarianos por conseguir substituir o consumo de carne vermelha sem prejuízo para o organismo. As vantagens não param por aí. A quinoa também possui alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento do intestino, afastando o incômodo da prisão de ventre, além de ajudar a emagrecer pois prolonga a saciedade. Magnésio, potássio e manganês são outros minerais presentes na quinoa, que também possui vitaminas que controlam diversas funções do nosso metabolismo, como as vitaminas B1, B2, B3, D e E.




Nenhum comentário:

Postar um comentário