domingo, 3 de março de 2013

Aeróbicos em jejum!

Oi genteee!
Domingããão terminando, mais uma segunda feira chegando =/

Segunda é o dia universal para quem quer começar uma dieta saudável e emagrecer alguns quilinhos, principalmente por causa do peso na consciência de tooooda a gordice do final de semana.

Pensando nisso, resolvi falar hoje dos exercícios aeróbicos realizados em jejum!
Esse é um tema bastante polêmico, muitos contra e muitos a favor! rs

Eu particularmente faria, se conseguisse malhar pela manhã. Mas não sou absolutamente NADA de manhã cedo, não troco minha caminha por malhação, só consigo a noite mesmo!


De acordo com todos os materiais que eu li sobre esse assunto.
Os aeróbicos em jejum devem ser feitos pela manhã, após acordar (A VÁ!), você pode consumir 200ml de café (sem açucar!) ou 1 copo de água gelada - ambos aceleram o metabolismo).

Qual exercício aeróbico fazer?
É recomendado fazer uma caminhada forte ou um trote leve pela manhã, por 30 minutos, dependendo do seu condicionamento físico esse limite pode ser até 45 minutos, mas nunca passar disso.  É recomendado que a atividade seja feita progressivamente, ou seja, comece com 15 minutos, depois de uma semana, 20, e assim por diante, para que se condicione e não desmaie durante a atividade! Respeite os sinais que seu corpo lhe dá.

Vou perder massa muscular?
A participação das proteínas no exercício aeróbico em jejum é de 5 a 15% na geração de energia, logo o catabolismo não é intenso. Não extrapole no tempo de atividade e procure suplementar a alimentação com BCAA’s, por exemplo, para evitar o catabolismo.

Como acontece a perda de gordura? 
‘’No estado alimentado¸ a fonte predominante de energia é areserva deglicogênio hepático e muscular¸ e a maior participação dos lipídios ocorre somente após 20-25 minutos de atividade. As proteínas¸ por meio da via proteolítica¸ são responsáveis por apenas 5-15% do fornecimento de energia neste processo. Já no estado de jejum¸ devido à baixa reserva de glicogênio e consequente reduzida participação da via glicolítica¸ a fonte predominante de energia são as gorduras¸ por meio da beta-oxidação, ou seja,¸ os triglicerídeos são quebrados em glicerol e ácidos graxos e este último é convertido em Acetil CoA para posterior entrada no ciclo de Krebs e oxidação (CHAMPE¸ HARVEY¸ FERRIER¸ 1996).
A literatura científica comprova que durante o aeróbio em jejum a presença de glicerol e ácidos graxos livres no sangue é significativamente maior do que no estado alimentado¸ reflexo da maior participação de gorduras (BOCK¸ RICHTER¸ RUSSEL et al¸ 2005; PACY¸ BARTON¸WEBSTER¸ GARROW¸ 1985).”
 Fonte: http://www.dicasdetreino.com.br/aerobicos-em-jejum-vs-perda-de-gordura/


Nenhum comentário:

Postar um comentário